Se você tem interesse ou já está no mercado das startups, muito provavelmente já deve ter lido ou ouvido por aí que 90% dos projetos destas empresas inovadoras falham. E digo mais, a grande maioria falha antes dos 3 anos, e não é por falta de mentoria, assessoria, métodos, informações, entre outras formas de se evitar a morte destes negócios inovadores. Outro fato é que startups geralmente percorrem 2 caminhos opostos: ou crescem exponencialmente ou simplesmente não dão certo.
Então, porque mais de 90% das startups falham, morrem, vão à falência?
Em nossa experiência na iNNOVEA, após termos auxiliado mais de 35 startups a entrar no mercado, percebemos que existem sim fatores que determinam o sucesso ou o fracasso destas jovens empresas que querem dominar o mercado. E não apenas nós, mas vários especialistas do mercado, como Felipe Matos – que já trabalhou com mais 10 mil startups em 20 anos – afirmam que existem motivos para estas mortes prematuras. Pode parecer assustador e até desencorajador, mas infelizmente esta é a realidade. Então, se você quer que o seu projeto alcance o sucesso, preste atenção aos 5 fatores que apontamos ao longo deste artigo.
Para falar a verdade, em mais de 6 anos trabalhando com startups de todos os tipos mensuramos não apenas a causa mortis destes projetos, mas também as taxas de sucesso e acertos, e percebemos que (orgulhosamente) a iNNOVEA conseguiu duplicar ou triplicar as chances dos negócios que estiveram conosco. De 35 startups que trabalhamos, 9 tiveram algum tipo de êxito e continuam no mercado!
Ok, eu sei que é merchan, mas deixa eu aproveitar para falar que podemos auxiliar sua startup não apenas com o desenvolvimento do seu produto (desenvolvimento de aplicativo, sistema, software, etc), mas também com toda a estruturação estratégica de produto, mercado, etc.
Propaganda feita, vamos ao assunto principal: alguns dos motivos porque 90% das startups falham.
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1 – INVIABILIDADE
Muitos empreendedores criam seus projetos com base em uma dor que identificaram no seu dia a dia, e logo pensam na forma de solucionar esta dor. Se apaixonam de tal forma pela ideia, que deixam de VALIDAR o MERCADO e o PRODUTO com os usuários diretos e partem direto para o desenvolvimento do produto (e é muito comum que seja através do desenvolvimento de um app…). Sem validação, sem pesquisa, sem planejamento, sem nada… E no fim acabam descobrindo que aquele produto ou ideia não tem mercado suficiente, ou não a ponto de trazer tração e/ou escalabilidade para o negócio, e sem demanda, morrem. Por isso pesquise, planeje, entenda o mercado e seus usuários antes de qualquer coisa. .
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2 – TIMING
O timing errado é um dos principais motivos do fracasso de Startups, segundo uma pesquisa da CB Insights. Lançar o produto (app, sistema, serviço, etc) muito cedo no mercado, sem as funcionalidades adequadas, sem os testes necessário, e sem a devida pesquisa e planejamento pode fazer com que seja insuficiente e não atrativo para os usuários. E lançamento é a primeira impressão: se ela não for boa, é algo difícil de reverter.
Agora, se você liberar o seu produto muito tarde, pode acontecer de você perder a janela de oportunidade, e até outra solução semelhante preencher essa fatia do mercado. Um bom exemplo disso é o Google Glass (óculos de realidade aumentada) lançado em 2013 e descontinuado em 2017 para o consumidor em geral por falta de adesão.
Sim, um produto lançado em 2013 pela gigante Google, não estava no timing certo para o público em geral, que não absorveu a ideia. E naquela época a realidade aumentada ainda não tinha evoluído o suficiente em questão de tecnologia – a ponto de poder ser democratizada, e tampouco tinha mercado nas proporções exigidas (tanto que essa tecnologia só começou a se popularizar com o lançamento de Pokémon Go em 2016). .
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3 – NÃO ENTENDER O CLIENTE
Entender as dores do cliente, seus desejos e necessidades é uma das principais causas, que inclusive estão ligadas ao tópico 1 (Inviabilidade). Infelizmente muitos empreendedores se apaixonam tanto pela ideia e pelo produto que acabam deixando de ouvir quem realmente precisa daquela solução ou produto.
Não que a paixão pelo produto não seja importante; pelo contrário, o empreendedor deve entender e se apaixonar pela solução que está propondo, além de conhecer muito da dor. Mas, não mais do que pelo consumidor deste produto. Isso porque mesmo que você partilhe desta dor no seu dia a dia, o nível de dor, a localização, a forma, etc, pode ser diferente para cada usuário, ou mais precisamente, para cada fatia de mercado/usuários.
Portanto entender e receber feedbacks diretos das necessidades dos seus consumidores em relação ao seu produto é algo importante para a evolução sustentável dele. Uma empresa – de qualquer porte, mercado, produto ou serviço – deve sempre estar em contato direto com seus consumidores e usuários, e fazer as mudanças necessárias da forma mais ágil no seu produto, marketing, vendas, etc, para conseguir se manter relevante no mercado. .
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4 – PROCESSOS E PESSOAS ERRADAS
A equipe fundadora – e mesmo as equipes auxiliares e posteriores – precisa ser formada por pessoas com as competências necessárias nas áreas de gestão, tecnologia e/ou de vendas. Sem isto, obviamente qualquer negócio irá morrer. Mas outro fator ainda mais importante é que a equipe fundadora tenha experiência prévia no mercado de atuação da startup, ou ao menos parte desta equipe.
Muitos fundadores de startups se apaixonam tanto pela ideia e pelo produto que não percebem o principal: uma startup é formada de pessoas, para pessoas. O produto é apenas o meio.
É muito importante dar atenção às suas contratações e principalmente ao corpo dos sócios da equipe fundadora. Qualquer funcionário, ou mesmo até os sócios, se não foram devidamente valorizados, se não forem integrados, se não se sentirem satisfeitos, irão procurar outro caminho, outro emprego, a rescisão contratual, e nisso muitos talentos e peças essenciais da engrenagem, que é uma engrenagem, podem ser perdidas.
A alta rotatividade de colaboradores em empresas em formação pode ser extremamente prejudicial, porque o negócio pode perder consistência necessária nas áreas e departamentos em que ocorre a rotatividade. E obviamente, pode levar a uma empresa deficiente e com menos desempenho.
Primeiro, para garantir que as pessoas da sua equipe queiram ficar, trate-as como pessoas, como seres humanos capazes e dê a eles autonomia! Explore o melhor de cada um, engage-os, faço-os sentir parte do todo e encontre maneiras de garantir o comprometimento máximo dos seus colaboradores. Se uma startup é formada primeiro por pessoas (depois por processos e produtos), invista neles o máximo que puder! O retorno com certeza virá.
Segundo, invista em processos enxutos e automatizados. Teste estes processos, alinhe com sua equipe, valide-os. E sempre que encontrar uma possibilidade ou feedback para otimizá-los e principalmente automatizá-los, faça isto. Automatizações de processos diminuem erros, investimentos e principalmente, tempo!
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5 – MARKETING E ESTRATÉGIA POBRE
Um dos principais fatores para o sucesso de uma startup é o marketing e o seu posicionamento no mercado. Você pode até ter um produto que revolucionará o seu mercado, mas, se seus esforços de marketing não forem adequados tanto na proporção, posicionamento, linguagem, alcance, investimento, etc, você irá falhar.
Para comercializar seu produto ou serviço de forma efetiva, você precisa aparecer o máximo possível! E felizmente, agora vivemos no mundo da mídia social, onde um perfil específico de público pode ser encontrado com o clique de um botão.
Segundo a CB Insights, os fundadores das startups que falharam e participaram da pesquisa, se dedicavam muito para construir um produto, mas 14% destes admitiram que promover este mesmo produto de forma adequada não era uma prioridade, e deixavam a desejar.
Conhecer o seu público-alvo e saber como obter a sua atenção para convertê-los em leads é primordial para o sucesso – e até sobrevivência de um negócio. Lembre-se que falamos anteriormente, estar em contato com seus consumidores é à base de um negócio bem sucedido. E o marketing é um dos principais aliados nessa tarefa.
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Outros motivos porque startups falham…
Obviamente existem outros motivos que poderíamos falar, como falta de controle do negócio, falta de capital/investimento, gestão financeira ineficiente, produto pobre, precificação incorreta, entre outros, mas elencamos os 5 principais motivos neste texto para te ajudar a refletir sobre o futuro do seu negócio, esteja ele no mercado ou seja apenas uma ideia.
Reflita, pondere, pivote – se for preciso. Caso contrário, sem entender do mercado e da dor, sem entender e ouvir seu consumidor/usuário, sem ter as pessoas e os processos certos… ficará difícil para a sua startup vencer todos os inúmeros desafios e sobreviver.