O Uber popularizou o uso de mapas e geolocalização e facilitou a vida de todos nós com soluções inovadoras. É perceptível como a geolocalização pode ser uma grande aliada do seu projeto ou serviço, ajudando a potencializar suas vendas ou ainda a alavancar o sucesso do seu aplicativo usando as lições do Uber para isso.
Hoje praticamente todos nós temos um smartphone que nos auxilia seja no trabalho, para comprar, pagar contas, agendar compromissos, entre tantas outras possibilidades. Com tamanha dependência do mundo mobile, acabamos por nos tornar cada vez mais exigentes, até porque precisamos de agilidade ao utilizar “os aplicativos nossos de cada dia”.
Hoje estamos acostumados a ter cada vez mais nossas necessidades atendidas pelos aplicativos através de interfaces cada vez mais intuitivas, que nos dão o controle de tudo de forma muito visual e ao alcance das mãos. Digo isso pois, nos acostumamos a utilizar aplicativos que nos guiam aonde precisamos ir, como por exemplo, Google Maps, Waze, etc. Outro exemplo disso são aplicativos de transporte como 99pop, Uber, entre outros. Nestes aplicativos, a visualização do mapa de forma otimizada nos dá o controle de onde estamos, para onde estamos indo, e ainda podemos compartilhar nossa localização e deslocamento com amigos em tempo real, como acontece com o Uber, 99pop e Whatsapp em suas versões mais recentes.
Mas você já notou o quanto a utilização de mapas e georeferenciamento em tempo real (nome técnico da tecnologia de acompanhamento do carro do Uber no mapa, por exemplo) estão se tornando verdadeiras febres nos aplicativos? Isso se deve quase que exclusivamente à democratização e popularidade dos aplicativos de mapas e transporte, que nos colocaram literalmente no controle de nossa localização, de onde viemos e para onde vamos.
.
Mas quais tecnologias estão envolvidas na geolocalização mobile?
As tecnologias de geolocalização através do smartphone se utilizam do sistema GPS (via satélite, dependendo diretamente das condições do tempo), da Rede Móvel de Celular (rastreamento por ondas de rádio) ou Wi-Fi (para determinar a localização indoor – em ambientes fechados, como shoppings, por exemplo).
.
Vou apresentar as possibilidades mais utilizadas para estratégias de geolocalização mobile:
- Mapas: todos nós sabemos do poder que tem um mapa. É como ter a cidade na palma da mão, onde você pode decidir em instantes para onde ir, quanto tempo irá levar para chegar, etc. Mas ao explorar isso na UI (Interface do Usuário) do seu aplicativo, você permite que ele se sinta no controle e escolha a melhor opção (ou mais próxima) para ele. Ao colocá-lo no poder, você otimiza a UX (Experiência do Usuário) e estará com certeza na vanguarda do mercado mobile.
- Georeferenciamento em tempo real: o termo parece complicado, mas você já está acostumado com esta tecnologia através do Uber, por exemplo, quando vê o veículo se deslocando até você. Ela permite você acompanhar a localização e deslocamento de algo em tempo real direto no mapa, potencializando a UX do seu aplicativo e assim garantindo uma melhor experiência, sempre dando o controle final para o usuário.
- Beacons: eles são pequenos dispositivos que conseguem detectar a aproximação de um smartphone e, em troca, enviar algum tipo de informação. Essa solução é prática e ideal para ser usada em uma comunicação com o consumidor que está dentro do ponto de venda, por exemplo, gerando uma experiência única e diferenciada, como uma oferta customizada. O ponto de atenção é que, para que o beacon consiga se comunicar, o smartphone precisa ter o aplicativo da loja instalado ou estar com o bluetooth ativado.
E como usar as lições do Uber no seu app?
Por mais que o mercado de serviços offline esteja migrando e/ou atuando cada vez mais no mundo online também, os usuários e consumidores ainda gostam muito da sensação de ter o controle ou alguma sensação de segurança sobre si e seus bens, exatamente como acontece no mundo offline: seja ao comprar um produto ou contratar um serviço, seja ao levar este produto para casa. Ou, ao menos acompanhar o seu deslocamento. E através de interfaces em mapa, você dá este poder e possibilidade ao seu usuário/consumidor. E pouco a pouco isso tem se tornado tendência. Você consegue perceber?
Para alcançar seu público usando a geolocalização, é importante também saber filtrar os momentos mais apropriados em que ele está disposto a consumir. Uma pesquisa feita pelo Google em 2016 mostrou que 94% dos usuários de smartphones procuram por informações em seus aparelhos enquanto estão em meio a tarefas. Mas isto é assunto para outro artigo onde em breve irei mostrar como preparar seu projeto de app e/ou negócio digital para atingir usuários e clientes nesses micro momentos.
.
Segundo um estudo da Nielsen – empresa que oferece informações em pesquisas de mercado – 70% das decisões de compra ainda acontecem no mundo físico, offline.
.
Por isso, essas tecnologias ficam mais atraentes ainda: significam integrar a experiência do mundo offline com a experiência do online, apresentando para os usuários e clientes a vantagem de cada um desses dois mundos, que estão cada vez mais interligados.
Perceber esta tendência e se utilizar destas tecnologias e artifícios de usabilidade, assim como incorporá-los em seu aplicativo ou projeto são prioridades e trunfos de quem quer estar um passo à frente no mundo dos apps.
Se você tem dúvidas sobre a implantação de geolocalização na evolução do seu projeto, nós podemos te orientar nas melhores soluções relacionadas à esta tecnologia. Entre em contato com a gente. Será um prazer te ajudar!