Um dos assuntos mais comentados hoje no mundo do empreendedorismo é sobre as STARTUPS. Mas afinal o que é uma Startup? De onde nasce uma startup? E é possível criar uma startup apenas com o desenvolvimento de um aplicativo?
Dando uma pesquisada rápida no Google, entendemos que Startup é um novo tipo de empresa com um modelo de negócios repetível e escalável. Geralmente esse tipo de empresa vem de uma ideia, que se baseia em uma dor ou em algo que temos necessidade e nem sempre (por mais que não pareça) é preciso o desenvolvimento de um aplicativo.
Engana-se quem pensa que uma startup se limita apenas a uma empresa digital com um app ou site: uma startup pode ser um empresa física, porém é preciso que tenha um modelo de negócios inovador para que não seja considerada uma empresa tradicional.
Muitos empreendedores tem uma ideia e ao ver algumas startups atingirem alto valor de mercado, acreditam que podem conseguir isto também. No entanto, se você tem perfil empreendedor e acredita que apenas com uma ideia vai conseguir criar o seu unicórnio (empresas com valor de mercado superior a US$ 1 bilhão), está muito enganado. Até porque ideias geniais todo mundo tem, porém uma ideia não colocada em prática, é apenas uma ideia; mas antes de qualquer coisa esta ideia ainda tem que ser validada.
Ou seja, só uma ideia com base no desenvolvimento de um aplicativo ou site não basta. A validação é um passo importante, que pode definir muitas coisas, inclusive a definição do modelo de negócios. Só para que você tenha uma noção, 92% destas empresas disruptivas simplesmente não dão certo e um dos principais motivos desta morte precoce das startups é a falta de validação.
Por isso, nesse texto vamos falar de alguns passos para você que quer entender mais sobre a validação da sua ideia.
Primeiro: Pesquise, entenda
Pesquise minuciosamente sobre se a sua ideia já não foi executada, e, se sim, veja os pontos fracos, os pontos fortes, os concorrentes; encontre uma forma de agregar valor, tente encontrar diferenciais; e o mais importante, pesquise se existe mercado para ela. Procure entender se esta dor é apenas sua ou se mais pessoas compartilham desta dor. Pesquise também sobre as necessidades e possíveis soluções. Quanto mais informações você tiver, melhor será, até porque informação é poder, e o conhecimento aprofundado, principalmente do seu mercado e do seu cliente, é muito importante no sucesso da sua startup.
Segundo: Pessoas e problemas
O segundo passo é ouvir: dar ouvidos aos seus clientes, dar ouvidos às pessoas. Sim, pessoas. Não se esqueça, você é uma pessoa com uma dor e está construindo uma solução para pessoas com esta mesma dor. Ouvir o que público que vai consumir o seu produto ou serviço tem a dizer, é muito importante para o sucesso do seu empreendimento. Ouvir feedbacks é importante porque é através deles que o seu produto pode ser melhorado e ajustado ao que os seus clientes precisam, ao que as pessoas precisam.
Sempre pergunte-se: o que meu consumidor quer? Do que ele precisa? Ele realmente precisa disso ou é só uma necessidade minha? O que poderia tornar a vida dele mais fácil? Após isso, registre, mapeie, pesquise e acima de tudo encontre soluções. E principalmente, encontre soluções criativas. Tenha o cuidado de não incentivar ou contaminar o público pesquisado com as suas próprias opiniões. Para que o feedback seja utilizável e válido, ele precisa ser o mais honesto possível. Precisa fornecer visões, percepções e críticas realistas, mas principalmente construtivas. Um ponto extra importante: tenha sempre a mente aberta para ouvir opiniões e críticas contrárias. Isso fará toda a diferença. Não se apaixone pelo seu produto, se apaixone pela solução do dor que você está propondo através dele.
Outro ponto muito importante e que a maioria dos empreendedores esquece ou não dá atenção nos primeiros momentos, são “as pessoas” que irão dar forma e vida ao seu projeto. Muitos desses empreendedores, apaixonados pela ideia ou pela solução, se focam tanto no produto (software, app, etc) que esquecem do fator principal para a construção de tudo e de toda a operação da startup: os profissionais desenvolvedores de software (e outros profissionais, como designers, por exemplo) que irão “dar vida” a ideia. Sem profissionais engajados e dispostos a desenvolver, entender a real necessidade do usuário (“pessoas” clientes) e trazer resultados para o seu projeto, dificilmente você conseguirá ter sucesso.
Este é um dos serviços que você encontra na iNNOVEA, que é uma plataforma que disponibiliza um framework onde você pode contratar profissionais desenvolvedores de software, e ainda contar com toda a estrutura e estratégia para que o seu projeto seja um sucesso.
Terceiro: Testes validativos
Após pesquisar o seu mercado, estudar a viabilidade das soluções e ouvir o seu público-alvo, o próximo passo é testar a sua ideia. E para isso nada melhor que um MVP (Produto Mínimo Viável) ou um protótipo mais próximo possível do serviço ou produto que você deseja criar (produto = app, site, etc). Um MVP não é o produto final, ele serve para testes físicos, mas o ideal é começar com um simples protótipo não funcional, simulando o funcionamento do produto. Através dele pode-se perceber resultados de como o público interage com a ideia do seu produto: o que gera valor para ele e o que pode ser melhorado, ideias novas a serem acrescentadas, a usabilidade e a aceitação do seu produto pelo público-alvo. É muito importante nesta fase analisar todos os resultados destes testes. São eles que irão dar o norte para o produto final que vai pro mercado.
Quarto: A identidade
Após todos os resultados, a ideia foi bem aceita e os testes foram um sucesso? Tem viabilidade e mercado? Se a resposta for sim, o próximo passo é agir rápido criando a identidade do seu produto ante o mercado.
Criar um nome e uma marca diferente e que chamem a atenção e que seu público-alvo se identifique. Registrar as marcas e patentes, se proteger com todas as medidas legais, cuidar da elaboração dos termos de uso, e acima de tudo, buscar estratégias de disseminação e solidificação desta marca. Não se esqueça, marca não é logotipo: marca é acerca da sua estratégia de geração de valor, onde se pode identificar claramente os seus diferenciais e até o seu modelo de negócios.
Isso tudo é importante para que a sua marca e o seu produto se comuniquem de forma clara e forte com o mercado e com o público que você deseja atingir. Nessa fase o conjunto de marketing é essencial para o desenvolvimento do projeto.
Quinto: MVP no mercado
Após realizar os 4 passos o último e não menos importante, talvez o mais esperado pelos empreendedores, é colocar um MVP (Produto Mínimo Viável) do produto no mercado para testar na prática, receber feedbacks mais reais e principalmente, monetizar a sua ideia.
Mas calma, não é simplesmente fazer o produto e sair lucrando. Mesmo o projeto já feito e estando disponível para os seus consumidores, ele necessita de cuidados, ele necessita de publicidade, ele necessita de um plano de aquisição de clientes. Ele necessita de cuidados com a imagem para que posso vender mais. A forma como você vai se posicionar no mercado, principalmente o digital, é muito importante.
Não abandone o seu produto e o seu projeto acreditando que porque ele está vendendo ele está indo bem; os seus clientes prezam não somente os preços, mas a qualidade e a atenção dos produtos e empresas que eles consomem. Por isso é sempre bom estar atento ao que os seus clientes querem e esperam de sua empresa.
Porque é importante validar sua ideia
Se você ainda não se convenceu, listamos alguns problemas que você pode ter por não validar a sua ideia antes de colocar no mercado:
- Financeiro: você vai desperdiçar investimentos (geralmente altos!) em um negócio que pode se mostrar inviável no futuro, afinal você não testou antes e tudo o que tinha era a sua crença de que daria certo (e ninguém quer perder dinheiro!)
- Tempo: você vai demorar para descobrir que a sua ideia não tem mercado (assim, partindo para outros planos e às vezes até abandonando ela).
- Retrabalhos: Quando você perceber que a sua ideia não se encaixa no mercado ou não tem público/clientes suficientes dispostos a pagar por ela, você vai ter que refazer e adaptar muita coisa (perda de tempo, e tempo é dinheiro).
- E por último, frustração: esse é um dos piores efeitos da falta de validação. Ela atinge não só você, mas também a sua equipe e todos à sua volta (e equipe frustrada é sinônimo de produtividade e criatividade zero).
Um dos maiores desafios hoje é fazer com que empreendedores iniciantes, ou até mesmo empresários mais experientes no mercado tradicional entendam a importância e o valor da validação da sua idéia.
Entendemos que a ideia é importante, porém ela sozinha é apenas uma base para a pirâmide que pode vir a ser a sua startup: pessoas, processos e produto.
Se você quer ter sucesso, não se lance às cegas, sem testar, sem conhecer o público, sem saber onde quer chegar. Valide, busque, pesquise, se prepare, teste, ouça seu público, procure mentoria especializada, foque no que realmente importa e quem sabe assim sua ideia aplicada possa conquistar o mercado e alavancar rumo ao sucesso.
A iNNOVEA é um hub de inovação aliada à uma plataforma de profissionais desenvolvedores de software e outsourcing de TI que pode auxiliar a sua startup alocando estes profissionais especializados não apenas com o desenvolvimento do seu produto (aplicativo, sistema, software, etc), mas também com toda a estruturação estratégica de produto, mercado, etc. Inclusive com o Workshop Startupando – Da Ideia ao IPO, a consultoria para a primeira etapa de validação e co-criação do seu projeto, antes da etapa de Desenvolvimento do MVP. Fique a vontade para entrar em contato conosco e solicitar mais informações, teremos o maior prazer em auxiliar você.