Se você tem interesse em marketing digital, com certeza já deve ter ouvido falar em “Inbound Marketing”. Mas afinal o que vem a ser isso na prática? Eu vou te explicar: Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital bastante recente e que vem crescendo cada vez mais nos últimos anos – surgiu em 2006 nos Estados Unidos e chegou no Brasil por volta de 2010. Essa estratégia se baseia basicamente na geração de conteúdo relevante para atrair leads qualificados – usuários da internet interessados no seu conteúdo, e que estejam mais propensos a adquirir o produto/serviço da sua empresa). Então, podemos dizer que inbound marketing é qualquer estratégia de marketing que visa atrair o interesse das pessoas. Esse tipo de marketing também é chamado de “marketing de atração” e/ou “marketing de permissão”, e possui três grandes pilares:
SEO > Marketing de Conteúdo > Estratégia em Redes Sociais
Mas reduzi-lo a apenas isso é falhar de certa forma na definição, pois não há limite para se fazer inbound marketing. Claro, exceto o limite da criatividade de quem o faz, não é verdade? Vejamos algumas estatísticas sobre inbound marketing:
- Custa em média 62% mais barato que o Marketing Tradicional (também chamado de Outbound Marketing);
- Com o inbound marketing, empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links apontando para sua plataforma;
- A média de ROI (retorno sobre investimento) produzido pelo inbound marketing é de 275%;
- Em média 92% dos profissionais de marketing americanos afirmam que o inbound marketing é imprescindível para as empresas, diante da economia atual.
Formas de fazer Inbound Marketing
Diferente do marketing e da publicidade tradicional (“Outbound” ou “Marketing de Interrupção”), o inbound marketing atrai, em vez de interromper. Entendeu? Por isso a sua execução em alguns aspectos é bem mais fácil em relação ao “velho marketing” ou “marketing de interrupção”, mas sob outros aspectos, pode ser bem mais complexa e por isso pode requerer um especialista ou uma equipe especializada para executá-lo. Ao menos se você deseja resultados, é claro. Com o foco em produzir e divulgar conteúdo relevante, existem inúmeras formas de se desenvolver estratégias de inbound marketing. Conheça algumas:
- Publicação de posts em blog;
- Ebooks;
- Webinars;
- Podcasts;
- Vídeo marketing;
- E-mail marketing;
- SEO;
- Conteúdo em Mídias Sociais.
Como aplicar Inbound Marketing na sua empresa
Você deve estar se perguntando como fazer inbound marketing, ou ainda, mais importante: como aplicar na sua empresa. Pois vamos lá: também chamado de funil de vendas digital, podemos dizer que o inbound marketing é fundamentado em quatro etapas. Vamos explicar separadamente cada etapa para você compreender melhor todo o processo:
Atração
A primeira etapa é atrair, onde o objetivo é chamar a atenção do máximo de pessoas que possuem um perfil que condiz com sua empresa/marca. Esta atração de pessoas propensas a alcançar o seu objetivo ocorre através da disponibilização de conteúdo relevante.
Conversão
A segunda etapa é converter este tráfego em leads (possíveis clientes), adquirindo informações como e-mail, idade, empresa e interesses, que possam ser relevantes para você no futuro. Em troca destas informações é oferecido materiais de grande relevância para ele (e-book, artigo, webinar, infográficos, etc.), iniciando assim o processo de transformação de leads em consumidores.
Venda
O objetivo da terceira etapa é o fechamento da venda, é a hora da transformação dos leads em consumidores, aquele momento em que o lead compra o seu produto ou serviço oferecido.
Fidelização
A última etapa é encantar e fidelizar, ou seja, não se esquecer do cliente que já converteu, pois ele é muito importante para novas compras e para conquista de novos clientes, através de indicações. Nesta etapa é fundamental a continuidade da geração e entrega de conteúdos relevantes, enviando conteúdo de extrema relevância.
Para facilitar ainda mais a sua compreensão, veja o fluxograma abaixo: Você pode ver que nesta estratégia nós atraímos “desconhecidos” que estão procurando – ou não – o nosso produto ou serviço, e através de conteúdo que seja interessante ou chame a atenção, tornamos estes desconhecidos em visitantes do nosso site e dos nosso materiais online, oferecendo mais e mais conteúdos que eles possam ter interesse. Desta forma convertemos estes desconhecidos em nossos leads. Sim, inbound marketing é também cultivar o interesse do lead/cliente em nossa marca/empresa assim como seus produtos e serviços, e fazendo isso através de conteúdo relevante. Após algum tempo de cultivo, este lead ele se torna nosso cliente. Quando ele se tornar nosso cliente cultivamos ainda mais esse relacionamento oferecendo mais conteúdo (sempre) relevante para tornar ele nosso fã. Ao conseguir fazer com que se torne nosso fã, ele será nosso promotor e irá fazer a propaganda boca-a-boca de que todos nós amamos!
E então, pronto para iniciar sua estratégia de inbound marketing? Espero ter ajudado você a compreender ainda mais as nuances desta interessante e inovadora forma de atrais clientes, resultados e vendas para sua empresa.
.