Cada vez mais novos termos são criados para designar o que o marketing já vem trabalhando e nos mostrando há algum tempo. Alguns são menos conhecidos que outros, mas não menos importantes. Você já ouviu falar ou sabe o que é Branding? E o que a sua empresa tem a ver com isso? A resposta é: tudo! Claro que, isto se a sua empresa tem a preocupação de agregar cada vez mais valor à sua marca.
Você já deve ter percebido a diferença de posicionamento de mercado de certas marcas como Apple x Samsung, Coca-Cola x refrigerantes normais, Starbucks x cafeteria da esquina. Ok, a comparação da Starbucks pode parecer hilária, mas você já se perguntou porque um simples café pode ser cobrado até 3 ou 4 vezes mais? Não é apenas café? A resposta é não, não é café e sim, branding! O que a Starbucks vende, antes de vender o café e seus produtos, é branding!
Branding = Gestão de Marca
Para exemplificar melhor, a Gestão de uma Marca nada mais é que um conjunto de ações e planejamentos que visam determinar como ela vai ser vista no mercado, pelos seus clientes, pela concorrência e pelo público em geral. Branding pode ser aquele diferencial que vai permitir que o preço de seu produto ou serviço possa ser encarado não como um empecilho na decisão de compra, mas sim como algo que vale o investimento pois tem nele todo o valor agregado que a sua marca e a qualidade ligada a ela, representa. É o que faz valer o investimento em seus produtos e serviços.
E sejamos sinceros: quando falamos em investimento, falamos de tudo. Não adianta a sua empresa ter uma logomarca interessante, um slogan chamativo, uma loja linda e super atual, com toda uma visão e planejamento de marketing, produtos de qualidade, se, por exemplo, o seu pós-venda não acompanha. Se o seu cliente não se sentir satisfeito, confortável e seguro depois da compra realizada, ou ainda não encontrar o produto que procura, todo o seu investimento vai por água abaixo e terá pouco ou nenhuma valia.
Tudo que está relacionado à sua empresa e principalmente à imagem dela, é Branding; é marketing. Agora como isso funciona, é Gestão de Marca, e este será o ponto preponderante que irá fazer o seu cliente sentir que o preço que ele está pagando, por mais alto que possa parecer, é um preço justo. E convenhamos, são estes detalhes que vão envolver e desenvolver o seu posicionamento no mercado.
Apesar disso tudo, não existe uma fórmula mágica para uma Gestão de Marca eficiente. O que pode e deve existir é foco, mente sempre aberta, resiliência e estar sempre pronto para se reposicionar no mercado. Outra característica muito importante na Gestão da sua Marca é a capacidade de perceber e reconhecer suas falhas, e procurando sempre aprimorar sua Branding através de muito trabalho, tempo e investimento. Procurar manter a imagem da sua marca modernizada, com uma forma de comunicação leve e humanizada, é algo muito importante para se manter no mercado. Afinal, como já dissemos, tudo é Branding. Tudo é Marketing. Do primeiro contato do seu setor comercial à sua imagem virtual – seja em redes sociais ou em um site e blog bem elaborados – até a disposição e sorriso de seus colaboradores, à organização, à sua forma de comunicação e até a forma de posicionamento diante de crises, tudo é Branding. Se algo não está se encaixando dentro dos parâmetros do que é a sua marca e o que ela visa transmitir, então é hora de repensar, analisar e rever como melhorar.